Foram efectuadas duas deslocações ao Centro de Inspecção Periódica Obrigatória Mastertest localizado em Serpa a fim de aferir a redução das emissões de gases poluentes para a atmosfera com a utilização do equipamento Ultimate Cell.

Como poderão constatar pelos relatórios emitidos, na primeira inspecção realizada no dia 21/11/2012 sem o equipamento instalado, foi obtido um resultado no teste do opacímetro de 0.14 K[m-1].

Decorridos 7 dias, no dia 28/11/2012 foi repetido o ensaio após a instalação da Ultimate Cell tendo sido obtido um valor de 0.08 K[ m-1 ].
Dos testes efectuados, podemos constatar que ocorreu uma redução na ordem dos 42,9% neste indicador !!!

O opacímetro é um aparelho destinado a medir o grau de opacidade dos gases de escape emitidos pe­los motores diesel. Através da medida da opacidade poder-se-à avaliar qual o nível de “fumos negros” saídos para o exterior resultantes de uma má combustão ou combustão incompleta do gasóleo.

Como opacidade dever-se-à entender a maior ou menor dificuldade que um dado volume de gases de escape diesel tem em ser atravessado por uma fonte luminosa conhecida.

Para normalização do procedimento e uniformização dos resultados foi estabelecida como unidade de medida da opacidade o coeficiente característico de absorção – Valor K .

Resultados do Teste de Opacidade

Medições efectuadas com equipamento ULTIMATE CELL num Centro de Inspecção Periódica Obrigatória